quarta-feira, 16 de março de 2016

Rondônia já colheu 60% da área plantada de soja; produção estadual é estimada em 776 mil toneladas



Com propriedades atingindo média de produtividade de 4.200 quilos por hectares, Vilhena, localizada cerca de 705 quilômetros de Porto Velho, já tem quase totalidade da safra 2015/2016 de soja colhida. Esse montante é superior à do restante do estado, que segundo a Associação dos Produtores de Soja e Minho do Estado de Rondônia (Aprosoja-RO) está em 60%.
Para o presidente da Aprosoja, Nadir Comiram, a área colhida não é maior por causa de fatores climáticos que atrasaram o plantio. “Apesar do atraso no plantio por causa da falta de chuvas, a região de Vilhena já colheu quase toda a safra 2015/2016 de soja e terá a melhor média de produção do país”, destacou Comiram.
O quinto levantamento de safras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta um incremento na safra 2015/2016 na área plantada de 5,8% em relação ao ocorrido na safra 2014/2015. A estimativa de produtividade do Estado é de 3.168 quilos por hectares, superior a nacional que é de 3.037. Com o crescimento, a produção estadual de soja está estimada em 776,2 mil toneladas, garantindo a Rondônia o posto de terceiro maior produtor da oleaginosa da região Norte.
Segundo o secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, esses resultados positivos e crescentes na agricultura são reflexos das tecnologias adotadas pelos produtores. “Os sistemas de integração vem possibilitando a utilização da agricultura na recuperação de áreas degradas com um custo abaixo da forma convencional”, destacou Padovani.
Ele disse, ainda, que a grande vitrine dessas tecnologias é Rondônia Rural Show, feira realizada pelo Governo do Estado, por meio da Seagri, de 25 a 28 de maio em Ji-Paraná.



Nenhum comentário:

Postar um comentário