quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Tradicional 'Dias de Campo de Soja' será realizado em três regiões de RO Em 2016, ação terá início em Vilhena no dia 23 de fevereiro.

Tradicional 'Dias de Campo de Soja' 

será realizado em três regiões de RO

Em 2016, ação terá início em Vilhena no dia 23 de fevereiro. 
Produtores, técnicos e estudantes conhecerão diferentes cultivares de soja.

Produtores de Vilhena, RO, investem em semeadura precoce de soja (Foto: Jonatas Boni/G1)

Vilhena, cidade no Cone Sul do estado, irá receber o início do tradicional 'Dias de Campo de Soja', marcado para o dia 23 de fevereiro. Será uma sequência de eventos realizados pela Embrapa, em três regiões de Rondônia.
Produtores, técnicos e estudantes terão a oportunidade de conhecer diferentes cultivares de soja (convencional e transgênica), desenvolvidas pela insituição e avaliadas no estado. Ainda poderão obter informações sobre o manejo da cultura e controle de pragas e doenças.
De acordo com o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Frederico Botelho, o custo de produção da soja tem aumentado e os altos preços dos insumos adquiridos pelos produtores na safra 2015 e 2016 é reflexo desta realidade.
Botelho destaca que o produtor precisa evitar erros que podem significar grandes prejuízos. Torna-se, portanto, cada vez mais necessário o uso de cultivares adaptadas à região de plantio, potencializando bons resultados, produtividade e maior lucratividade ao sojicultor. "A apresentação de cultivares adaptadas às regiões de Rondônia e com características que atendem as demandas dos produtores poderão ser observadas pelo público, podendo ser determinante para a escolha das que serão utilizadas pelo produtor na próxima safra", explica.
Programação
O primeiro evento será em Vilhena, na próxima terça-feira (23), a partir das 8h30, no Campo Experimental da Embrapa, localizado na BR-364, Km 6. Este município possui a maior área de produção de soja do estado e conta com alto nível tecnológico em suas lavouras.
Na sequência, o Dia de Campo de Soja segue para Castanheiras, no dia 25 de fevereiro, também a partir das 8h30, na Fazenda Maia – linha 168 Norte, km 17,5. O último evento será em Porto Velho, no dia 15 de março, a partir das 8h30, no Campo Experimental da Embrapa, na BR-364, km 5,5.
A soja em Rondônia
Segundo dados do levantamento de fevereiro de 2016 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), houve um aumento de 5,8% na área plantada de soja em Rondônia para a safra 2015 e 2016. Além disso, o grão possui produtividade média de 3.166 kg/ha (safra 2014 e 2015), superior à média nacional que foi de 2,998 kg/ha na mesma safra.
Conforme Botelho, na região do Cone Sul do estado as áreas de soja já estão consolidadas e os produtores estão em busca de cultivares que potencializem a semeadura da safrinha (segunda safra com milho, sorgo, girassol e outras culturas), em épocas mais propícias para obter maior produtividade.
Já nas regiões centrais e norte, as áreas estão em expansão. "Anualmente, há novas áreas onde está sendo introduzida a cultura da soja e isto faz com que a escolha de cultivares adaptadas e adequadas para cada situação seja uma etapa que impactará significativamente nos resultados finais e na lucratividade", argumenta Botelho, comentando que nas duas últimas regiões, a soja está sendo introduzida em áreas de pastagem degradada, recuperando áreas sem avançar sobre a floresta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário