quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Após estiagem, produtores de RO esperam boa safra de soja em 2016

Após estiagem, produtores de RO esperam boa safra de soja em 2016

Em algumas lavouras de Ariquemes, plantio precisou ser refeito.
Seca do ano passado foi uma das piores, dizem agricultores.


Mesmo com a estiagem enfrentada em 2015 nas lavouras de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, os produtores de soja estão otimistas para a safra 2016. A colheita está prevista para iniciar no final de janeiro. Em 2015, o Rio Jamari enfrentou uma das piores secas da história e auge da estiagem coincidiu com o início do plantio de soja.
Muitas dessas lavouras foram replantadas assim que as chuvas retornaram, em meados de novembro. Com isso, isso os produtores acreditam que não deve haver redução na colheita, mas o custo do produtor deve aumentar. "O desenvolvimento das plantas foi abaixo da média. O porte das plantas está menor, então vai ter uma redução de produtividade nessas áreas onde foram replantadas", explica o técnico agrícola Vinicius Tumeleiro.
Além do fator climático que está ligado diretamente no crescimento das plantações, aumento no valor do dólar também atingiu os produtores de Ariquemes. "Os insumos dos defensivos e os adubos foram todos adquiridos por um valor mais caro, mas por consequência valorizou a soja, com isso o produtor irá vender um produto de maior valor", diz o engenheiro agrônomo Eduardo Brunoro.
Motoristas temem cair de ponte, que tem 100 metros de extensão (Foto: Daniel Vicente/ Rede Amazônica)

Mesmo com um cenário não muito propício, o agricultor está otimista com a colheita da soja. Uma das explicações é o bom rendimento nos terrenos das áreas na região do Vale do Jamari. Já o outro motivo seria o plantio de novas variedades, ao qual demonstram que a boa produtividade pode ajudar o produtor rural a superar os problemas durante a estiagem.
Em uma propriedade de Ariquemes foram plantadas 19 variedades diferentes de soja, um investimento necessário para descobrir qual espécie é mais adaptada para a região. "Por ter um material geneticamente mais resistente e com maior potência ao crescimento, o plantio voltou ao normal e provavelmente teremos uma boa colheita", conta o gerente da fazenda Edson Guadaguinin.
Agora a expectativa é com o início da colheita. Apesar dos problemas enfrentados, ainda se tem a certeza de que a safra de soja mais uma vez irá ajudar a movimentar a economia do estado. "A quantia total para esta safra não irá chegar nos números que nós esperávamos, mas chegou perto", finaliza Edson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário